Serviço de Medicina Reprodutiva

 

 

 

Missão do Serviço

Proporcionar aos casais inférteis, especialmente da região da Beira Interior, um fácil acesso à atenção integral em Saúde Reprodutiva, a fim de atender as suas necessidades especiais quer na realização de exames de diagnóstico, como na execução de tratamentos de primeira e segunda linha para promoção da fertilidade. Participar do ensino pré e pós-graduado e colaborar em projectos de investigação nacionais e internacionais de áreas de atuação afins.

 

Responsáveis

Director de Serviço: Prof. Dr. António Hélio Oliani ( Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. )

Enfermeiro Responsável: Enf. Paula Pinheiro ( Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. )

Embriologista Responsável: Dra. Ana Cristina Ramalhinho ( Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. )

 

Equipa

Prof. Dr. António Hélio Oliani (Médico)

Dr. Danilo Koga Morimoto (Médico)

Profª Drª. Denise Cristina Mós Vaz-Oliani (Médico)

Dr. António João Gomes (Médico)

Enf. Paula Pinheiro (Enfermeira)

Dra. Ana Cristina Ramalhinho (Embriologista)

Dra. Patrícia Gomes Ruivo (Embriologista)

Sr. Isaac Fernandes (Assistente Técnico)

Sr.ª  Maria Reis (Assistente Operacional)

 

História do Serviço

O Serviço de Medicina Reprodutiva do Centro Hospitalar Cova da Beira, Serviço subordinado ao Departamento de Saúde da Criança e da Mulher, iniciou as suas actividades em Agosto de 2009. Foi autorizada pelo Ministério da Saúde a praticar tratamentos de primeira linha (inseminação intra-uterina - IIU) em Março de 2010, com o nascimento do primeiro bébé por esta técnica em Dezembro de 2010 e tratamentos de segunda linha (fertilização "in vitro" - FIV e injecção intra-citoplasmática de espermatozóides - ICSI) em Janeiro de 2011, com o nascimento dos primeiros bebés (gémeos) em Agosto de 2011. Este Serviço foi certificado, segundo a norma ISO 9001:2008, em Novembro de 2011.

 

Caracterização do Serviço

O Serviço de Medicina Reprodutiva localiza-se no piso 0 do Hospital Pêro da Covilhã. O Serviço realiza uma média de 250 actos assistenciais por mês, entre consultas de infertilidade, exames complementares de diagnóstico e tratamentos de procriação medicamente assistida de primeira e segunda linhas.

 

Atividade Docente

O Serviço de Medicina Reprodutiva, através dos seus membros, participa no ensino graduado e pós graduado, em colaboração com a Universidade da Beira Interior e com os Institutos Politécnicos da Guarda e de Castelo Branco.

 

Atividade Científica e de Investigação

O Serviço de Medicina Reprodutiva participa em projetos de investigação na área de atuação de Reprodução Medicamente Assistida em colaboração com a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, com o Instituto Politécnico de Castelo Branco e em parceria internacional com a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP e Centro Universitário de Rio Preto - UNIRP - São Paulo - Brasil.

 

Contatos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

tel. 275 330000, ext.15400