Comissão Controlo da Infecção Hospitalar

 

- Missão

- Objetivos

- Constituição

- Contactos

 

 

A Comissão de Controlo de Infeção Hospitalar é um órgão de apoio técnico ao Conselho de Administração e rege-se pelas disposições estabelecidas no despacho do Diretor-Geral de Saúde de 23/08/1996, publicado no Diário da República n.º 246, II Série, de 23/10/1996.

 

Missão:

Prevenir, detetar e controlar as infeções no hospital, em articulação com os vários departamentos, serviços, unidades e demais órgãos técnicos.

 

Objetivos:

Dinamizar e implementar atividades no âmbito da gestão de risco, nomeadamente na prevenção e controlo da infeção hospitalar, assim como desenvolver atividades de vigilância epidemiológica de estruturas, de processos e resultados, sistemas de risco de âmbito nacional, integrados na rede europeia HELICS ( Hospitals in Europe Link for Infection Control through Surveillance ); elaboração de políticas e procedimentos, recorrendo a recomendações internacionais e de sociedades científicas como padrão de referência; propor medidas de prevenção e controlo baseadas na evidência científica disponível e à luz do conhecimento atual.

No âmbito da formação e informação assumimos um compromisso com a qualidade dos cuidados e na proteção dos doentes e profissionais de saúde.

Os nossos clientes diretos são os profissionais que prescrevem e prestam cuidados de saúde, sendo junto deles que exercemos a nossa atividade.

 

Constituição:

Membros executivos:

- Coordenadora - Dra. Leopoldina Vicente: Infecciologia e Medicina Interna

- Dra. Conceição Faria: Microbiologia

- Dra. Maria Jesus Valente: Pneumologia

- Dr. Joaquim Reis Nunes: Cirurgia Geral

- Dr. Artur Gama: Medicina Interna

- Dr. Vítor Branco: Medicina Interna/Medicina Intensiva

- Enf.ª Paula Brito: Enfermagem

Membro administrativo

- Carla Valério

Membros consultivos

- Serviços Farmacêuticos, Serviços de Logística Hospitalar, Serviço de Instalações e Equipamentos e Serviço de Esterilização.

Membros dinamizadores nos serviços

- Médicos, Enfermeiros, Assistentes Operacionais e Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica.

 

Contactos:

Comissão de Controlo e Infecção Hospitalar

Localização: piso 0

E-mail geral: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Telefone: 275 330 000, ext.: 15 701

Dra. Leopoldina Vicente: 961 038 778 - VPN 3163

Enf. Paula Brito: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 961 620 963 – VPN 3176